![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUKERNJh2KN_GrMqT6k9tP_mnPhlXqAW2KCgImxS-Ihvku4vW2MSiJvEH9Rxrjdok2idRSyBdAIcMXUR0iBKW_ZGg4eM9W2Ol2Bo6lyKOm7e3vNvejVvAeHEF_7ExOh6tb3H9oBwiMWzs/s320/ilha-itamaraca.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_op0zSBvrU5b5lajNoLYVjW_3E3thwrFm_w1I-f27UXCQl6yp66fgXotFyi7QqPTOzZwkJbKXV0DScWVCTPgjvLYD-zuXL1ktrfeyRF7ADP7eGSqGTnAYRgl0HYQPhbXPx7iEfO8n6-I/s320/coroa_do_aviao.gif)
A Ilha de Itamaracá reserva muitos atrativos e muitas surpresas ao visitante. Já ao atravessar Ponte Getulio Vargas. Que liga a ilha ao continente, o deslumbramento da paisagem oferecida pelo Canal de Santa Cruz, com sua quase infinita área de manguezais e a visão distante de trechos da Mata atlântica. Sendo uma das localidades históricas do Estado de Pernambuco, em Itamaracá é imperdível conhecer Vila Velha e antiga sede da Capitania, com sua graciosa Igreja dedicada â Nossa Senhora da Conceição um singelo casario, mirantes de horizonte sem fim, pequenos bares e restaurante de categoria internacional.
Ou o Forte Orange, primitiva construção holandesa reconstruída em pedra e cal pelos portugueses no ano de 1654. A localização do forte privilegiada: a beira-mar, em frente à Coroa do Avião - um belíssimo e grandioso banco de areia (base de pesquisas de aves migratórias) - e tendo em seu entorno bares populares, além da oferta de equipamentese serviços para a prática do lazer náutico. A história pernambucana também se faz presente no Engenho São João, antigo engenho bangüê onde residiu o abolicionista e Conselheiro João Alfredo; e no Engenho Amparo, com suas construções jà em ruínas e uma misteriosa e bela alameda formada por espécies vegetais da Mata Atlântica.
Outros locais de grande significado turístico são as praias (com especial destaque para a Enseada dos Golfinhos, o Pontal do Jaguaribe e para a Praia do Sossego); os mirantes do Pontal do Jaguaribe e da Vila Velha e o Centro de Preservação e Manejo de Sirênios (Parque do Peixe-Boi Marinho).
São diversas as manifestações culturais populares do município. Seu folclore é famoso pelas Cirandas de Lia; seu artesanato é diversificado, com trabalhos em pedra-sabão, em madeira, em conchas, em resina e em quenga de coco.