sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
E-MAIL ENVIADO A IGNÁCIA MARIA LAVAREDA, PELO PADRE JOSEPH SERVAT, POR OCASIÃO DA REALIZAÇÃO DO V ENEJAC REALIZADO EM NOVEMBRO DE 2008
Prezados(as) amigos(as) animadores da JAC do Brasil
Estou muito feliz em saber que apesar dos anos e das enfermidades estão se encontrando em Itamaracá (PE). Não podiam encontrar lugar melhor. Na ilha, conheci bastante a beleza das praias, a paisagem encantadora, o azul do mar e ass lembranças das lutas coloniais. Tudo chama para sonhar, repousar-se e amar. Esse paraíso na natureza pode muito bem favorecer a reflexão e a oração. Tantas vezes experimentei.
Quero dizer a minha saudade incurável do Brasil, de vocês todos, amigos de luta, que conheci em diversos encontros no meu tempo da terra de Santa Cruz. Apesar do peso dos anos (86), e de muito cansaço, tento continuar numa Igreja francesa bem adormecida o que descobrimos do norte ao sul do gigante Brasileiro. Continuem nessa terra que é sua, num Brasil que se torna esperança do mundo e da Igreja o que tentamos fazer em tempos passados. Não podem parar e que não devem parar. Vocês batizados(as), membros e irmãos de Cristo, não podem parar porque as suas responsabilidades são imensas. Despertem filhos e filhas para que a luta continue.
Apesar de alguns progressos, o povo brasileiro não foi ainda libertado da sus pobreza e de tantas injustiças que marcaram sua história. Campo e cidade precisam ser evangelizados em profundidade, vocês não assumiram bastante o seu papel na família, na sociedade, nas diversas associações, sobretudo numa política realmente transformadora. O que dizer da Igreja? Qual o papel de vocês leigos numa igreja universal que sempre mais fica nas mãos do clero e da hierarquia. Os leigos obedecem e executam, nunca pensam para decidir. Vejam quantos jovens, sobretudo no Nordeste têm possibilidades de se preparar para uma vida plenamente humana, com emprego certo, saúde assistida, possibilidade de criar uma família bem educada, escola e cultura para todos, uma fé que liberte e valorize os talentos de cada um.
Gostaria de estar com vocês: viver, pensar, brincar, estudando, meditando e rezando. Tomando banho nesse mar encantado, descansando debaixo dos coqueiros. De Toulouse na França, terrra dos Airbus e da Ariane, não viajei mais, esperando o Grande Encontro com Deus que nos lembra a festa de Todos os Santos e o dia dos defuntos. Estou rezando com vocês.
Com a minha amizade
Pe. Joseph Servat