Catedral fica cheia para missa em homenagem a
dom Eugenio (Foto: Alexandre Durão / G1)
A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro lotou de fiéis na tarde desta quarta-feira para acompanhar o enterro do cardeal Dom Eugênio de Auaújo Sales. O corpo do religioso foi sepultado às 15h em uma cripta no chão da igreja, no mesmo local onde repousa o seu antecessor, o cardeal Dom Jaime Câmara, falecido em 1971.
Dom Eugênio morreu na noite de segunda-feira, aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa. Centenas de pessoas fizeram fila para as últimas despedidas. Desde a tarde de terça-feira, aconteceram missas de corpo presente abertas ao público, com intervalo de duas horas.
Nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, em 8 de novembro de 1920, Dom Eugenio de Araújo Sales era o mais antigo cardeal da Igreja Católica, segundo informação da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcyGlAHJbWh0LvGGo-GBHuXSEDrrpp7kPeewZd7f44eMQOELu2ap0926iZ9CnkTev0dQsfrPUrscpeI4SxpZJcAWEwKcn9I-73VDGVn-sfr0QzqKx00DYNBiVqlR1P1tBOC1beqnR2d74/s400/dom+eugenio)
O Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, faleceu ontem (09/07), às 22h30 na residência em que morava, no Sumaré, no Rio, vítima de uma parada cardíaca. O corpo de Dom Eugênio será velado na Catedral Metropolitano de São Sebastião, do Rio de Janeiro, onde será sepultado, amanhã, dia 11/07, às 15 horas. Dom Eugênio de Araújo Sales nasceu em 8 de novembro de 1920, na cidade de Acari-RN. Foi ordenado Presbítero em 21 de novembro de 1943. Em 01 de junho de 1954, o então Pe. Eugênio de Araújo Sales é nomeado Bispo Auxiliar de Natal. Em 09 de dezembro de 1961, foi nomeado Administrador Apostólico de Natal, pastoreando a Arquidiocese até julho de 1964. Em 09 de julho de 1964, Dom Eugênio foi nomeado Arcebispo Primaz de Salvador, Bahia. Recebeu o título de Cardeal em 30 de abril de 1969. De Salvador, foi transferido para o Rio de Janeiro em 27 de março de 1970, permanecendo lá até ter o seu pedido de renúncia aceito pelo Papa, em 25 de julho de 2001. No período em que exerceu seu pastoreio em Natal, tanto como Padre, como Bispo Auxiliar e Administrador Apostólico, Dom Eugênio Sales foi o responsável por inúmeras ações sociais na Arquidiocese de Natal, dando origem ao Movimento de Natal, destacando-se: a sindicalização dos trabalhadores rurais, as escolas radiofônicas através da Radio Rural, maternidades e a Campanha da Fraternidade. Dom Eugênio teve extrema importância no processo de redemocratização do Brasil, atuando na defesa dos direitos humanos durante a Ditadura Militar. Na década de 70, Dom Eugênio ajudou a abrigar mais de cinco mil pessoas que eram perseguidas politicamente no Brasil e outros países da América do Sul. Ele também foi referência para perseguidos políticos durante a ditadura militar e abrigou padres, intelectuais, operários e estudantes brasileiros e estrangeiros. Mesmo com essas atitudes, ele era conservador e combatia as doutrinas da esquerda